sexta-feira, 16 de maio de 2014

Quem é Deus? - A fonte do amor

A bíblia na versão Viva substitui a palavra misericórdia do versículo 5 do Salmo 100 pela palavra amor, nela diz: “O seu amor cuidado e leal é eterno”.
         Através desse versículo e também de um dos versículos mais famosos da bíblia que é João 3.16: “E Deus amou o mundo de tal maneira que deus seu filho Unigênito para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” quero também afirmar que Deus é a fonte do amor.
         Mas que amor é esse? No grego, pelo menos 3 palavras foram traduzidas como amor no Novo Testamento, são elas:
Eros – Amor físico, sensual, erótico. Com certeza não foi essa palavra utilizada quando dito que Deus é amor.
Philos – Amor emocional que nutrimos por amigos ou parentes. Foi através dessa palavra que se originou a palavra filantropia que significa caridade. Mas essa também não foi a palavra utilizada para dizer que Deus é amor.
Ágape – Amor incondicional, amor que se doa, amor que se entrega. Foi essa a palavra usada em “Deus amou o mundo de tal maneira”, “maridos amai as vossas esposas como Cristo amou a igreja”, dentre outras.
         Jesus não devia nada, mas nós devíamos tudo. Havia um preço a ser pago, estávamos todos na fila para morrer por causa do pecado, mas Ele se ofereceu a pagar a conta de todos, a morrer por todos. Já aconteceu com você de estar numa lanchonete, ai chega um amigo e diz: “Pode deixar que pago sua conta!”? Ficamos tão gratos não é? Nós estávamos todos na fila para sermos condenados, para sermos mortos, então alguém, Jesus, resolveu pagar a conta de todos, tudo isso, por amor.
         Eu posso ilustrar esse amor ágape com a história de uma menininha que precisava de uma transfusão de sangue. A única pessoa que tinha o sangue compatível era seu irmão, uns 2 anos mais velho, mas também criança. Quando seus pais o perguntaram se ele estaria disposto a doar sangue para sua irmão ele pensou um pouco e logo respondeu que sim. Então, quando ele estava deitado na cama doando uma quantidade inofensiva de sangue ele perguntou: “Quando é que vou morrer?”. Ele pensou que teria que dar todo o sangue para salvar a vida da sua irmã, e, mesmo assim, estava disposto a dar a sua vida para salvá-la.
         Jesus pensou da mesma forma, não importando se merecíamos, não importando se nunca seríamos capazes de retribuir tamanho amor, não importando se muitos não importariam com o sacrifício dEle. Ele se doou por nós naquela cruz para tenhamos vida e em abundância.
         Da mesma forma Ele espera isso de nós, que amemos uns aos outros. Isso também é uma prova de amor à Ele. Em 1 Jo 4.20 diz assim: “Se alguém disser: Eu amo a Deus e odiar seu irmão, é mentiroso. Pois aquele que não ama seu irmão a quem viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”.
         Jesus quando resumiu os mandamentos em 2 no Novo Testamento disse claramente, e o outro mandamento, e semelhante ao primeiro é “amai o seu irmão com a si mesmo”.
         Então é esse amor, o amor ágape que Deus tem por nós e que também espera de nós. Por isso, vale lembrar, que se hoje o amamos, e amamos os nossos irmãos é porque um dia Ele nos amou primeiro.


Confira o estudo completo:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...