sexta-feira, 23 de maio de 2014

Quem é Deus? - A fonte da justiça e misericórdia

Na maioria das versões, o último versículo do Salmo 100 diz que “eterna é a Sua misericórdia”. E hoje, quero dar sequência no nosso estudo falando de Deus não só como fonte de misericórdia, mas também como fonte de justiça.
Falar de justiça nos dias atuais é um pouco complicado, principalmente, porque lembramos da justiça humana, que em muitos momentos é falha, deixa a desejar. Lembramos dos crimes que não foram julgados ou mal julgados pelo poder judiciário brasileiro. Lembramos da impunidade de tantos. Lembramos do como muitas das vezes é fácil corromper essa tal justiça quando se tem um certo poder ou dinheiro.
Quem não conhece uma história de justiça e/ou impunidade? O livro de Romanos fala de justiça, o tema principal dele é o justo vive pela fé. Interessante que o livro que fala de justiça na bíblia diz que “não há um justo sequer” (Rm 3.10). E que verdade dolorida pra nós, não é? Nos estudos anteriores eu disse que nós somos santos, agora já estou dizendo que não há um justo? Quanta contradição, não?
         Ainda no capítulo 3 de Romanos, Paulo continua no versículo 23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Pra quem não sabe ou tem dúvidas sobre o significado da palavra destituído, quer dizer afastado. Quando falamos sobre santidade, vimos que o pecado nos afasta de Deus, então, no capítulo 6, versículo 23 de Romanos nós temos à pena: “o salário do pecado é a morte”.
Então, se olharmos simplesmente pra justiça de Deus, vemos que seremos condenados, então é por isso que a justiça e a misericórdia andam juntas. Pois, Deus como Juiz sentencia a nossa morte, mas como Misericordioso, Ele mesmo, na pessoa de Jesus, assumiu a condenação no nosso lugar.
Então essa é a ideia da carta aos Romanos, ela começa falando sobre o pecado, que os judeus, os gentios, todos pecaram, depois no capítulo 6 ela dá a sentença, e então, no capítulo 8, versículo 1, eis a nossa fiança paga e a nossa libertação: “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”.

Não há como Deus ser justo sem ser misericordioso e nem misericordioso sem ser justo. Por isso, não imaginem Deus como o vovô bonzinho que nos deixa pintar e bordar e acha tudo bonito porque Ele é misericordioso. Mas também não imaginem Deus carrancudo, esquentado, querendo mandar todo mundo pro inferno. Conheça o Deus que é justo, não tolera o pecado, mas que também é misericordioso, a ponto de dar a sua vida em nosso lugar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...