quarta-feira, 19 de abril de 2017

Tudo pela audiência

       Os meios de comunicação atualmente são uma verdadeira loucura. É muita informação em muito pouco tempo. Por isso, estar bem informado não é uma tarefa fácil. Você se desliga por um ou dois dias e já não entende o trocadilho da conversa entre amigos, já não entende a #hashtag ou simplesmente porque está todo mundo tirando selfie do mesmo jeito.
     Apesar do avanço tecnológico que permite que a notícia chegue em tempo real, algumas coisas são lamentáveis. O fato da maioria dos noticiários manipularem e até omitirem informações visando o bem próprio gera desconfiança quanto à veracidade das informações. As meias verdades, as informações incompletas e as notícias compradas podem gerar uma indignação desnecessária, pois o inocente pode se tornar culpado ou vice-versa, o buraco pode ser mais em cima ou mais embaixo, o sofrimento pode ser maior ou menor, mas tudo isso não importa, o que importa é audiência, pensam. Um exemplo claro de manipulação são os noticiários políticos. Se você quiser ver ‘podres’ de um determinado partido político, é só escolher o noticiário que quer acompanhar, pois tem pelo menos um noticiário para cada ‘time’. Que triste cenário!
    Como nos comportar diante dessa grande nuvem de informação? Como ser informado e não influenciado diante de tanta manipulação? O apóstolo Paulo nos dá uma ideia em sua carta aos Tessaloniceneses:
“mas examinem tudo o que é dito. Guardem o que for bom”. 1 Ts 5.21
        Precisamos examinar bem o que estamos vendo ou ouvindo para não correr riscos de cairmos no engano e consequentemente em pecado. Para isso, precisamos saber selecionar o que é bom, o que é digno de atenção, curtida e compartilhamento. E é com esse objetivo, de nos ajudar a selecionar o que é bom é que o apóstolo Paulo nos apresenta um interessante e completo filtro em Filipenses 4.8:
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.
         Procure se informar através de pessoas e meios que pensem em fazer a diferença ao invés de obter audiência. Não estou aqui dizendo para que você fique procurando meios de comunicação religiosos ou alguma espécie de jornal gospel. O que quero dizer é que não podemos ser a audiência daqueles que lutam por ela, mas sim daqueles que, acima de tudo possuem compromisso com a verdade e por isso se esforçam.
       Jesus não veio ao mundo para ter audiência e sim para salvar os perdidos. Que acima de qualquer coisa, a nossa motivação esteja em seguir os seus passos, custe o que custar.

     Que Deus abençoe sua vida e tenha misericórdia de nós nos direcionando à verdade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...