segunda-feira, 20 de março de 2017

Combatendo a fragilidade dos dias atuais

         Nos dias atuais nota-se que as pessoas andam cada vez mais frágeis. Matam ou se matam por muito pouco, se abatem, se decepcionam e ficam ofendidas por muito menos. Não em vão é que memes comparando o “eu raiz” o “eu nutella” se tornaram populares. Todos querem ser “raiz”, mas na maioria das vezes se comportam como “nutella”.
         O stress, a depressão, o suicídio e o homicídio só aumentam, o que comprova a fragilidade do ser humano. Precisamos buscar forças, mas no lugar certo ou na Pessoa certa.
         Quando refletimos sobre a carta aos Filipenses, na qual um dos versículos mais marcantes diz “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se” (Fp 4.4), fica difícil aceitar que quem escreveu isso, o apóstolo Paulo, estava preso. Precisamos não só aceitar como entender o que o texto aos Filipenses quer nos ensinar. No livro de Neemias, no capítulo 8, no final do versículo 10 está escrito que “a alegria do Senhor é a nossa força”, o que nos dá novas perspectivas nos fazendo entender que nos alegrar no Senhor vai fazer de nós pessoas mais fortes.
         Voltando à carta aos Filipenses, ainda no capítulo 4, vemos o seguinte relato:
“[...] aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4.11-13
         Quando provamos uma comida muito gostosa e sabemos que há um segredo na receita, inevitavelmente a nossa curiosidade será despertada. E o que você me diz quando lê no texto acima o autor dizer que aprendeu o segredo de viver satisfeito? Esse segredo precisa ser compartilhado e é esse um dos objetivos da carta, mostrar que a satisfação em Deus é que faz de nós pessoas alegres e fortes. Gosto de um título dado à carta aos Filipenses citado pelo site gotquestions: “Recursos através do sofrimento”.
         Demonstrar alegria e força quando tudo vai bem não é difícil, mas se quando estivermos passando por dificuldades, quando tivermos grandes obstáculos lembrarmos que podemos tudo naquele que nos fortalece, sem dúvida alguma seremos reanimados e fortalecidos pelo Senhor.
         O segredo do contentamento está em reconhecer que “nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28) e lembrar que “em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). Tendo essas convicções veremos as nossas provações não como algo que vem para nos abater, mas como algo que nos faz olhar para Jesus e dizer: Posso tudo naquele que me fortalece!

         Que diante da nossa fragilidade, a alegria do Senhor venha nos reanimar e nos fortalecer! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...