quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como você explica Deus?

         Há uma bela canção escrita por Clóvis Pinho e interpretada por ele e Gabriela Rocha no DVD Preto no Branco que diz que “ninguém explica Deus”. Explicar Deus numa abordagem geral com argumentos padrões e trazendo algum consenso é impossível, mas todos nós temos alguma opinião sobre Ele, seja com ou sem fé. Considerando esse argumento eu lhe questiono: Como você explica Deus? Quem é Deus para você?
Davi em seus Salmos explica Deus em sua ótica. Em várias circunstâncias ele ilustra o quanto Deus era importante para ele através de poesia embasada no que ele passava. Vejamos alguns exemplos a seguir!
Sabemos que Davi, antes de ser ungido rei, antes de derrotar Golias e muito antes de se assentar ao trono, se ocupava em pastorear ovelhas (1 Sm 16.12). Sabemos que ele era empenhado em sua função chegando ao ponto de enfrentar leão ou urso como o próprio relatou em 1 Sm 17.34-35. Tendo todo o conhecimento no cuidado que um pastor deveria ter com suas ovelhas e na dependência das ovelhas em relação ao pastor, ele escreve: “o Senhor é o meu pastor, nada me faltará [...]” (Sl 23.1).
Algum tempo depois, em 1 Samuel 22 vemos que Davi passou um tempo na caverna de Adulão, se escondendo de Saul. Vendo ele que a caverna era um local que lhe trazia segurança e descanso, escreveu: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza [...]” (Sl 18.2).
Posteriormente, já em tempos de paz, no conforto do seu palácio, assentado em seu trono, lembrando-se das batalhas vencidas, Davi escreve: “Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória!” (Sl 24.10).
Vendo esses exemplos e muitos outros Salmos escritos pelo próprio Davi e por outros autores, te desafio a pensar, dizer ou escrever o seu salmo. Explique Deus à sua maneira, se declare a Ele! Consegue fazer isso? O apóstolo Paulo também nos incentiva nesse propósito, veja:
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor em vosso coração”. Efésios 5.19
O importante não é usar palavras difíceis, mas através da sua sinceridade e particularidade o nome do Senhor seja exaltado e glorificado. Caso se sinta à vontade, compartilhe conosco nos comentários ou por e-mail. Mas só faça isso depois de dizer ao destinatário o que está em seu coração e mente.
         Para não jogar a bola apenas para você, compartilho com vocês o meu salmo:
Meu Senhor e Pai!
Nos últimos meses tenho aprendido melhor o significado da palavra ‘pai’. Tenho em casa uma menininha bem esperta que depende de mim e da mamãe Sarah em tudo: comer, beber, tomar banho, andar. Da mesma forma, eu dependo totalmente de Ti Papai! O Senhor me alimenta, sacia minha sede, me limpa e me conduz. Como é bom estar em Teus braços!

         Que o Pastor, Refúgio, Fortaleza, Rei e Pai abençoe sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...