quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O que muda com a virada do ano?

         Nessa época do ano é normal ouvirmos falar de novo dia, novo tempo, vida nova. Mas o que muda com a virada do ano? Infelizmente doenças não são curadas com a virada do ano, dívidas não costumam ser perdoadas, casamentos também não são restaurados simplesmente porque é ano novo, desemprego continua sendo desemprego, enfim, é difícil enxergar mudanças geradas porque um ano começou.
         É interessante cantar, profetizar, planejar e sonhar com um ano melhor, porém, só alcançaremos um novo tempo se estivermos em Jesus Cristo. Em 2 Coríntios 5.17 vemos:
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
         Esse versículo possibilita várias afirmações, como:
         Se não estamos em Cristo, nada mudou.
         Se não estamos em Cristo, continuamos no pecado.
         Se não estamos em Cristo, estamos condenados.
         Se estamos em Cristo, somos nova criatura.
         Se estamos em Cristo, as coisas antigas já passaram.
         Se estamos em Cristo, somos transformados todos os dias (2 Co 3.18).
         Se estamos em Cristo, todos os dias são um novo tempo.
         Um novo ano se inicia no dia primeiro de janeiro, mas hoje ainda você tem a oportunidade de alcançar um novo tempo. Um tempo no qual você será constrangido e alcançado pelo amor de Deus.
Estar em Cristo é muito mais do que se dizer cristão, é de fato viver para Ele, como está escrito no mesmo capítulo citado acima, porém, no versículo 15:
“E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. 2 Coríntios 5.15
         Portanto, não dedique apenas um dia, um mês ou um ano a Cristo, mas sim toda a sua vida, e então você viverá um tempo novo, não só hoje ou no próximo ano, mas para sempre. E quando digo sempre, incluo principalmente a eternidade sem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21.4).

         Que Deus abençoe sua vida e que todos os dias sejam um novo tempo para você! 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O que significa Natal para você?

Como você enxerga o Natal? Alguns podem de imediato relatar sobre Jesus Cristo, o nascimento do Filho de Deus. Outros talvez se lembram de reunião em família, mesa farta, amigo secreto. Outros ainda podem se lembrar de papai noel, árvore de natal, boneco de neve ou sei lá mais o que a Disney, a Rede Globo e outros meios influentes da TV nos fazem imaginar.
Fazendo essa pergunta a algumas pessoas, entre colegas de trabalho e amigos, notei uma resposta preocupante compartilhada por mais de uma pessoa: “natal é tempo de hipocrisia”. Esses relatam que no fim do ano, todo mundo quer dar uma de bonzinho depois de aprontar o ano todo, os familiares se abraçam mesmo se odiando, dentre outras atitudes reprováveis. Isso é lamentável!
Por que esperar o Natal para fazer boas ações? Por que esperar o Natal para ser amoroso, fazer boas ações, pensar na família, dentre outras coisas?
Não se sabe se Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro, mas sabemos sim, qual foi o maior dos ensinamentos que Ele nos deixou, o amor incondicional. A missão de Jesus era morrer pelos nossos pecados para nos dar vida (Jo 3.16), mas seria impossível morrer sem nascer. Ele fez a sua parte e nos ensinou como faríamos a nossa, vivendo em amor (Mc 12.30-31).
Portanto, a mesa farta não deve ser sinônimo de glutonaria, desperdício ou algo do tipo, mas ao partir o pão, a carne, a fruta ou qualquer outra coisa, nos comportemos como quem se assenta à mesa da comunhão esbanjando paz, amor e alegria, pois Jesus morreu para que vivêssemos em comunhão como família celestial, cujo patriarca é o próprio Deus (Ef 2.19).
Os presentes dados aos parentes, amigos (ocultos ou não) não podem ser dados como quem espera receber algo em troca, mas com o sentimento de quem já recebeu o maior presente que poderia ganhar, a vida eterna.
Os enfeites de natal não devem e nem jamais irão ofuscar a nossa luz diante dos homens (Mt 5.16), que não possui uma única época para brilhar e nem depende de uma energia terrena, mas tem o Espírito Santo como fonte e a glória de Deus como objetivo durante todos os dias de nossa vida.
Para concluir, deixo alguns versículos que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Filipos:
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor”. Filipenses 4.4-5
         Nos alegremos e sejamos amáveis não só no natal, mas sempre, porque o que começou no natal e acabou na Páscoa nos deu a vida eterna e a oportunidade de pertencer a família de Deus.

         Um Feliz Natal para você e que a alegria, a paz e o amor provenientes do Senhor preencham a sua casa!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Aquele 1%

Atendendo a sugestão de um dos nossos leitores utilizaremos como ilustração mais uma música que alcançou um certo sucesso no Brasil. Na letra dessa música vemos o relato de um homem que se diz 99% anjo e 1% vagabundo. É possível? O que a Bíblia diz sobre isso?
A Bíblia condena qualquer percentual mínimo de ‘vagabundagem’, pois somos chamados à santidade e essa só será aceita em sua totalidade.
O apóstolo Paulo fazendo uma análise do meio em que convivia, comparando judeus e gentios, chegou à seguinte conclusão:
“Não há nenhum um justo, nem um sequer”. Rm 3.10
Paulo está dizendo que ninguém é 100% santo. Pelo contrário, o nosso Deus não só é santo por inteiro como também a fonte da santidade. No Salmo 96.9 está escrito: “Adorai o Senhor na beleza da sua santidade”. Também em Apocalipse 4 vemos que Ele é três vezes Santo. Mas em 1 Pedro 1.16 vemos o mandamento que muito nos confronta, está escrito: “sede santos, porque eu sou santo”.
Esse é, sem sombra de dúvidas, um pedido especial do nosso Pai para que pareçamos com Ele. Portanto, ser 100% santo, ou seja, alcançar a santidade plena é a nossa meta, pois é o que nos faz pensar como Deus, isto é, nos faz ter a mente de Cristo (1 Co 2.16).
Podemos ilustrar a santidade plena com uma garrafa de água mineral que precisa ser totalmente pura para ser consumida. Afinal, não tomaríamos uma água que tivesse no rótulo: 99,99% de água mineral e 0,01% de água de esgoto. Com certeza não, porque a água mineral foi contaminada pela água de esgoto, e por isso está impura. Da mesma forma é a santidade, ou temos ou estamos contaminados pelo pecado. Levando em conta a nossa natureza pecaminosa, não temos, mas se estamos em Cristo Jesus passamos a ter. Como assim?
A santidade não é algo que se adquire ou se compra em qualquer lugar, porque a fonte é Deus, portanto se estou ligado à fonte eu tenho, senão, eu não tenho. E como eu me ligo e desligo da fonte? Através de Jesus Cristo. O termo religião, diferente do que muitos pensam vem do latim ‘religare’, ou seja, quando Jesus disse que era o único mediador entre Deus e homem ele quis dizer que Ele era a verdadeira religião, pois como está escrito em Isaías 59.2: “as vossas iniquidades fazem separação entre vós e Deus; e o vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não ouça”. Mas Jesus veio para nos religar a fonte, à Deus.
Podemos entender melhor como isso funciona através do que está escrito em 1 Jo 1.9: “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Isto é, quando nós arrependemos e pedimos perdão pelos nossos pecados, somos religados à fonte por Jesus Cristo, nos tornamos nova criatura, as coisas velhas já passaram, tudo se faz novo, inclusive as nossas vestes espirituais sujas pelo pecado se tornam brancas novamente.
Deus é santo e a fonte da santidade e a nossa santidade está totalmente ligada à nossa ligação à fonte, se estamos ligados por meio de Jesus não teremos mais nenhum percentual de ‘vagabundagem’, mas trilharemos o caminho da santidade ensinado e exemplificado por Jesus.
Que Deus lhe abençoe e que você não se satisfaça com 99% mas busque todos os dias alcançar a santidade plena que só o Senhor pode nos dar!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Por que preciso ler a Bíblia?

         No próximo domingo comemora-se o dia da Bíblia. Trata-se de um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
         Quando o assunto é ler, estudar, discutir Bíblia, gosto sempre de lembrar o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo em sua segunda carta:
“Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3.16-17
         Esses dois versículos dizem muito sobre a Bíblia. Primeiro, que ela toda foi inspirada por Deus, no sentido original do texto em grego (theopneustos), soprada por Deus aos homens. O grande avivalista do século XVIII, John Wesley, apresenta uma lógica interessante sobre isso, veja:
A Bíblia foi concebida por uma dentre três fontes:
1- Por homens bons ou anjos;
2- Por homens maus ou demônios;
3- Por Deus.
Primeiro, a Bíblia não poderia ter sido concebida por homens bons nem por anjos, porque ambos não poderiam escrever um livro em que mentissem em cada página escrita, onde haviam colocado as palavras: "Assim diz o Senhor", sabendo perfeitamente que o Senhor nada disse e que todas as coisas foram inventadas por eles.
Segundo, a Bíblia não poderia ter sido concebida por homens maus ou demônios, porque não poderiam escrever um livro que ordena a prática de todos os bons conselhos, proíbe pecados e descreve o castigo eterno de todos os incrédulos.
Portanto, concluo que a Bíblia foi concebida por Deus e revelada aos homens.

Após falar sobre a inspiração da Bíblia à Timóteo, o apóstolo Paulo fala sobre o propósito nos qual ela foi escrita. Para entender melhor esse propósito, vejamos o versículo anterior ao que lemos acima:
“Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torna-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”. 2 Timóteo 3.15
As sagradas letras foram escritas para que o homem encontrasse salvação mediante a fé e consequentemente transformação de vida. Se a Bíblia serve para ensino, repreensão, correção e instrução na justiça precisamos entender que ensino trata-se de nos mostrar o que é certo, repreensão refere-se ao que não é certo, correção aponta para mudança, isto é, tornar-se certo e instrução na justiça baseia-se em permanecer certo. Portanto, a palavra de Deus está a nossa disposição para nos preparar ou aperfeiçoar por inteiro. É através dela que o Senhor nos transforma.
Quero concluir apenas reforçando que a Bíblia tem como destinatário eu e você. O próprio Deus foi quem a concebeu a fim de nos salvar mediante fé e nos transformar, por isso não podemos desprezar ou abnegar os seus ensinamentos, mas busca-los com intensidade crendo que quanto mais dela estiver em nós, mais firmados estaremos em Jesus Cristo (Mt 7.24-25).

Que o Senhor lhe abençoe e que você tenha cada dia mais sede pela palavra!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Desejando vida longa às inimigas

         Existe uma música, um funk, que inclusive já foi usado em uma avaliação escolar na qual a compositora foi chamada de pensadora que diz: “Desejo a todas inimigas vida longa. Pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória”.
         Se olharmos apenas o primeiro verso, poderíamos dizer que se trata de um princípio cristão, ou talvez um exemplo prático de um dos aspectos do fruto do Espírito, a benignidade. Mas sabemos perfeitamente, principalmente devido ao segundo verso, que essa não foi a intenção de quem a compôs.
       Partindo para a Bíblia, no sermão do monte Jesus nos ensina justamente o que o primeiro verso nos diz, veja:
“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”. Mateus 5.43-44
       Muitos podem chamar essa parte do sermão de ofensiva, outros podem dizer que é conversa de gente doida, mas o fato é que Jesus está apenas mostrando a diferença entre os filhos de Deus e os órfãos, aqueles que ainda não aceitaram a Sua adoção. Ele nos deixa isso claro no versículo seguinte:
“para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. Mateus 5.45
         Sabemos que na criação ou educação dos filhos, é mais do que normal o filho imitar os seus pais. Foi assim que aprendemos a falar, andar, comer etc. Jesus está reforçando essa ideia e enfatizando que assim como o nosso Pai celestial é bom com justos e injustos, nós também precisamos ser. O sol não brilha apenas para os que creem em Deus. Da mesma forma, a chuva não cai só sobre as casas ou terras desses. O sermão continua:
“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! ”. Mateus 5.46-47
         Não sei se você já ouviu isso, mas eu quando criança ou adolescente, sempre que questionava meus pais sobre algo que o meu colega/amigo podia fazer e eu não, ouvia como resposta: “Ele não é você, não é meu filho! Você é que é o meu filho! ”.
Jesus está nos dizendo o mesmo no texto acima. Em outras palavras ele está dizendo que se somos filhos de Deus, precisamos mostrar a diferença. Os publicanos (que tinham a reputação dos políticos brasileiros dos dias de hoje) e os pagãos não tinham problema em amar os que os amavam e em saudar os irmãos. Porém, apenas os filhos de Deus conseguem amar e saudar os inimigos, desejar de fato vida longa, não da boca para fora.
         Antes de concluir, deixo uma ilustração que ouvi a algum tempo e não me recordo de quem. Imagine que você tenha um filho, e esse é assassinado. Então você adota o assassino como filho. Loucura, não é? Foi isso que Deus fez por nós! Matamos o seu Filho com os nossos pecados, mas ao invés dEle se vingar Ele nos adotou como filhos. Esse é o exemplo!
“Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”. Mateus 5.48

         Que Deus lhe abençoe e lhe faça amar os inimigos e orar pelos seus perseguidores!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...