segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Independência ou morte

Comemorando hoje o dia da Independência do Brasil, achei oportuno compartilhar uma mensagem sobre um outro tipo de independência, a independência espiritual.
A bíblia fala sobre Joiada, um sacerdote que tinha um sobrinho chamado Joás. Joaiada cuidou de Joás desde a infância e o ajudou a governar Judá, afinal, um rei com 7 anos de idade não saberia fazer muita coisa né? Apesar de Joiada atuar como um pai para Joás, quero levar você a considera-lo não como um pai ou tio, mas como um mentor espiritual de Joás. A bíblia fala 2 Crônicas 24.2:
“Joás fez o que o Senhor aprova enquanto viveu o sacerdote Joiada”.
Percebemos então a influência de um homem compromissado com Deus na vida de um rei. Isso é muito bom, seria maravilhoso se nesse versículo não houvesse a palavra ‘enquanto’, e para piorar mais ainda, temos os versículos 17 e 18:
“Depois da morte de Joiada, os líderes de Judá foram falar com o rei e lhe prestaram reverências, e ele aceitou o que disseram. Então abandonaram o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados, e prestaram culto aos postes sagrados e aos ídolos. Por culpa deles, a ira de Deus veio sobre Judá e Jerusalém”.
Esses versículos mostram uma dependência espiritual de Joás. Enquanto Joiada viveu, ele serviu a Deus, mas depois que ele morreu, pra quê né? Pensando nessa história, concluo que a dependência mata!
Quando digo que dependência mata, você pode se lembrar do cigarro, que pode causar cerca de 50 doenças diferentes, em várias partes do corpo como os pulmões, a boca, o coração, cérebro, fígado e outras. Porém, depender espiritualmente de pessoas também pode nos levar à morte.
A vida espiritual é parecida com a vida biológica, quando nascemos, que é quando passamos a crer em Jesus como Único e suficiente Salvador de nossas vidas, dependemos de cuidado. Um recém-nascido depende de cuidado para tudo: comer, tomar banho, se locomover. Mas chegará um tempo em que ele andará com suas próprias pernas, ele vai crescer. Da mesma forma, nós não podemos depender espiritualmente dos outros a vida inteira, precisamos crescer. Depender de um mentor espiritual não é ruim quando se trata de alguém compromissado com Deus e por um determinado período, que é até conseguirmos andar com as nossas próprias pernas, ou seja até o crescimento, amadurecimento, que precisamos buscar conforme escrito em Efésios 4.14-15:
“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo o vento de doutrina e pela astúcia e esperteza dos homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
Os versículos acima não só falam da necessidade de amadurecimento como também nos dão uma receita para esse crescimento espiritual, que é através da palavra de Deus, pois se eu não conhecer a Deus, como é que terei um compromisso com Ele?
Em 2 Pedro 3.18 mais uma vez somos incentivados a crescer:
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
Tanto Pedro como Paulo abordam o crescimento com base no conhecimento do Senhor Jesus, e só conheceremos Jesus através da sua palavra, não tem como fugir disso. Nos cultos na igreja ouvimos uma porção da palavra de Deus, mas não é suficiente, precisamos de mais, precisamos de uma reflexão diária nas escrituras para nos aprofundar no conhecimento de Deus.
Outro fator que contribui para o nosso crescimento é a busca pelas próprias experiências. A respeito desse fundamento temos o exemplo de Jacó que certamente ouviu falar das experiências do seu avô Abraão, mas aquilo para ele não era suficiente, ele queria ter as suas próprias experiências e foi assim no Peniel quando ele lutou a madrugada inteira com um anjo para ser abençoado. Naquele dia ele teve seu nome mudado, deixou de se chamar Jacó que significa “suplantador”, aquele que põe abaixo dos pés, para se chamar Israel, que significa “aquele que luta com Deus e vence”. Da mesma forma Deus quer promover uma reviravolta na sua vida espiritual, mas para isso você tem que querer crescer, amadurecer, ter as próprias experiências, você quer? Se sim, procure conhece-lo, pois a maturidade espiritual está ligada ao conhecimento do Deus verdadeiro.
Para concluir, permita-me fazer uma ilustração. Provavelmente você já deve ter visto em algum lugar, uma imagem ilustrando o grito da independência de Dom Pedro I, à margem do rio do Ipiranga. É uma imagem de um homem, sentado em um cavalo, levantando uma espada (vide a imagem do post). Agora pensando sobre o grito da independência na vida espiritual, só consigo imaginar um homem prostrado aos pés do Deus que ele conheceu através das escrituras. Então, faço o convite, se você ainda não deu o seu grito de independência, faça isso hoje, se prostre ao pés do Senhor Jesus!
Que o Senhor te abençoe e lhe faça amadurecer espiritualmente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...