segunda-feira, 27 de julho de 2015

Construindo pontes

         No sermão do monte, Jesus destacou:
“Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”. Mateus 5.9
         Uma das características do pacificador é que ele procura ser um construtor de pontes, ou seja, o pacificador é um reconciliador que promove a paz entre duas partes, podendo ser ou não uma das partes. No Antigo Testamento temos um exemplo muito relevante de uma construtora de pontes, o nome dela é Abigail.
         Talvez você nunca ouviu falar sobre Abigail, então eu gostaria de lhe dizer que tem um capítulo da bíblia no qual ela é a personagem principal (1 Sm 25). No Versículo 3, somos apresentados a Abigail, uma mulher inteligente e bonita, porém, esposa de um homem rude e mau chamado Nabal. Muitos não a conhecem pelo seu primeiro marido, mas pelo segundo, o rei Davi.
         É importante dizer que Davi se casou com Abigail antes de se tornar rei, e o que certamente chamou a atenção de Davi não foi a sua beleza ou a sua inteligência, mas a sua identidade de pacificadora. Vejamos como eles se conheceram.
         A história de Davi e Abigail começa com Nabal, o primeiro marido de Abigail. Os pastores do rebanho de Nabal estiveram em meio ao acampamento de Davi e foram bem cuidados e protegidos (v. 7), afinal, Davi tinha um exército à sua disposição. Chegou a vez de Nabal retribuir. Os homens de Davi chegaram muito educados até ele (v.6), relataram sobre quando cuidaram dos servos de Nabal e do seu rebanho e então disseram que Davi estava com eles na festa das tosquias, que era uma festa onde os pastores de ovelhas ofereciam banquetes enquanto cortavam a lã das ovelhas, era a Lã Fest (rsrsrs), uma espécie de festa de ação de graças.
         Os homens de Davi pediram o que Nabal poderia dar, não exigiram (v. 8), mas Nabal não quis nem saber de fazer alguma graça, respondeu:
“Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia, muitos servos estão fugindo de seus senhores. Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde?”. 1 Sm 25.10-11
         Davi ainda não era rei, mas ficou indignado com a atitude de Nabal, afinal, ele não teve a mínima consideração por aqueles que fizeram um grande favor a ele. Davi não chamou todo o seu exército, apenas dois terços, quatrocentos homens, e seguiu para Carmelo dizendo: “Que Deus castigue a Davi, e o faça com muita severidade, caso até de manhã eu deixe vivo um só do sexo masculino de todos os que pertencem a Nabal” (1 Sm 25.22). Nesse versículo é evidenciada a ira de Davi.
         Mas eis que surge Abigail. Ela veio ao encontro de Davi com um grande banquete e em outras palavras ela dizia: “Davi, como vai? Fiquei sabendo o que aconteceu, me desculpe! Eu não vi os rapazes, senão eu tinha preparado de imediato o jantar de vocês. Não deem moral para o Nabal, ele é sem juízo, não sabe o que faz. Eu te suplico, não faça nada contra nosso povo, Deus é contigo e você não precisa destruir ninguém. Pra que ficar com esse peso sobre os ombros depois?
         Davi louvou a Deus pela vida de Abigail e desistiu de atacar Nabal e seus homens (v.32 e 35). Depois de dez dias, Nabal morreu e então Davi ficou sabendo e pediu para buscarem Abigail, pedindo ela em casamento (v. 39). Ela de pronto atendeu e deixou de ser mulher de um homem mau para se tornar a mulher do rei Davi.
         Preciso complementar com mais alguma coisa? Acho que não! Abigail foi uma das bem aventuradas construindo pontes, e nós temos também esse grande desafio se quisermos também ser bem aventurados.
         Para concluir, lembro que no Novo Testamento a bíblia relata que havia um grande abismo entre nós e Deus, então Jesus veio ao mundo para nos reconciliar com o Pai (Ef 2.16), para que pudéssemos ser chamados de filhos de Deus. Se somos Seus filhos, logo temos que mostrar a nossa identidade de construtores de pontes, pacificadores.

         Que o Senhor te abençoe e te capacite a ser um construtor(a) de pontes!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...