terça-feira, 9 de junho de 2015

Sozinho(a) no dia dos namorados

         Na próxima sexta-feira muita gente vai comemorar o dia dos namorados. Muita gente, mas nem todos, não é mesmo? Devido ao trabalho e a convivência com jovens dentro e fora da igreja, todos os anos escuto algumas frases melancólicas daqueles que não estão namorando quando essa data se aproxima, sendo na maioria das vezes de mulheres. Frases como:
- Mais um dia dos namorados sozinho(a)!
- Toda as minhas amigas lá aproveitando e eu em casa.
- Queria ter um amor pra chamar de meu.
         Alguns ainda fazem um jogo duro e dizem: “Pelo menos não tenho que gastar com presente, jantar, etc”. Mas é visível que eles não se importariam nem um pouco em gastar.
         Mas o que será que faz com que muitas pessoas fiquem meio ou bastante deprê nessa data? O Pr Nelson Júnior diz que isso é pressão da sociedade, pois, até nos aniversários de criança as pessoas cantam: “Vai depender se alguém vai te querer”. E quem nunca esteve solteiro em uma reunião de família que não ouviu de algum parente: “E as namoradas? Como andam?”. Esse tipo de coisa faz com que as pessoas só se sintam completas quando estiverem namorando, e não é o que a bíblia nos fala.
         Pesquisando sobre o tema, em praticamente todos os textos que li, e foram muitos, consta o versículo abaixo:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há um tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3.1
         Mas acho que isso não é só questão de tempo. Refletindo um pouco mais sobre o assunto, concluí que o fato de alguém não estar namorando, não faz dela alguém incompleta. O escritor Fiódor Dostoiévski disse: “Existe no homem um vazio do tamanho de Deus”. Isso me faz pensar que às vezes, o vazio que os solteiros dizem sentir talvez não seja falta de namorado(a) e sim de um conhecimento mais profundo de Deus.
         John Piper também refletindo sobre Colossenses 1.16 nos propõe essa conclusão dizendo: “Deus é mais glorificado em nós quando nós estamos satisfeitos nele”.
         Creio que essas duas frases já são suficientes para nos fazer refletir sobre o assunto, mas para não ficar apenas em conteúdo extra bíblia, gostaria de pontuar algumas referências bíblicas que podem contribuir para um melhor entendimento de que ficar solteiro não é maldição, castigo, demônio e nem nada do tipo.
         Você está em paz? Em Colossenses 3.15 o apóstolo Paulo diz que a paz de Cristo deve ser o juiz em nossos corações. Se você está em paz solteiro(a), glória a Deus por isso.
         Você tem ciência da soberania de Deus? Em Isaías 55.9 diz que os pensamentos e os caminhos do Senhor são mais altos que os nossos pensamentos e caminhos assim como os céus são mais altos que a terra, ou seja, Ele sabe o que é melhor pra nós mais que nós mesmos e se Ele não te deu oportunidade ou paz para namorar agora, se satisfaça com a Sua vontade.
         Você tem ciência do cuidado de Deus? Em Lucas 12.6 Jesus nos diz que Deus não esquece nem dos passarinhos que são comprados por quase nada. E complementa no versículo 7: “Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”
         Diante desses argumentos afirmo que a felicidade não está no namoro, mas no relacionamento com Deus. Mas isso não quer dizer que você tenha que ficar solteiro(a) o resto da vida, afinal, foi Deus quem criou o casamento, por isso incentivo você a manter a sua confiança em Deus, afinal, conforme dito em Romanos 8.32: “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?”. Contextualizando para o nosso assunto de hoje, “não nos dará também um namorado(a)?”. Então, espere no Senhor:
“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!” Salmos 31.24
         Que o dia dos namorados seja mais uma data que lhe faça lembrar o cuidado do Senhor na sua vida ao invés de te fazer sofrer, afinal, “nele vivemos, nos movemos e existimos”, e posso dizer também namoramos ou não.
         Que o Senhor abençoe sua vida e que você esteja satisfeito nele seja solteiro ou namorando!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...