quarta-feira, 10 de junho de 2015

Para os pombinhos no dia dos namorados

         É verdade que a bíblia não fala sobre namoro, mas quando o assunto não é tratado de forma direta, recorremos aos princípios bíblicos para entender qual é a vontade de Deus.
         Hoje gostaria de convidar você que namora a fazer um balanço do seu relacionamento e também dar alguns conselhos para esse dia tão especial. Começo com a seguinte pergunta: Deus tem sido glorificado em seu namoro? O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10.31 aborda:
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.
         Com certeza namorar está inserido quando Paulo diz “façam qualquer outra coisa”, diante disso reforço a pergunta: Você tem glorificado a Deus no seu namoro?
         Glorificar a Deus no namoro é, em primeiro lugar, entender que o namoro não é um passatempo, mas algo que que tem por objetivo levar ao casamento, ou seja, é a fase onde duas pessoas se conhecem e então concluem se poderão dar os próximos passos, noivado e casamento.
         Apesar de ser uma fase de conhecimento, existem limites de acordo com o que a bíblia no ensina. Por isso é necessário estar atento ao princípio que Jesus ensinou aos discípulos:
“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O Espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26.41
         Uma pesquisa feita a mais de 10 anos atrás revelou que mais de 50% dos jovens cristãos criados na igreja fizeram sexo antes do casamento. Sinceramente não creio que esse número tenha baixado. Acho que não preciso dizer que sexo antes do casamento é pecado, mas pra reforçar isso com referência bíblica, deixo como sugestão de leitura o texto de 1 Coríntios 7, onde Paulo aborda que o sexo é algo para ser desfrutado no casamento entre marido e mulher, o que passar disso é imoralidade sexual, e sobre isso vemos em vários outros textos, como por exemplo, 1 Tessalonicenses 4.3:
“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual”.
         Para ficar bem claro, não haver dúvidas, quero citar alguns exemplos de imoralidade sexual, como: masturbação, ‘joguinhos sensuais’, fornicação, excesso de carícias no namoro. Acho que já deu pra entender né?
Sei que o assunto é meio batido, mas eu não poderia deixar de falar sobre isso. Não há como glorificar a Deus no namoro e estar envolvido com imoralidade sexual, então, se isso existe no seu namoro, essa é uma ótima oportunidade para mudar essa situação. Em 1 João 1.9 está escrito:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça”.
         Servimos a um Deus misericordioso e que está disposto a perdoar aqueles que se arrependem e confessem. Mas o versículo também fala que Deus é justo, ou seja, Ele perdoa os nossos pecados esperando que mudemos de atitudes.
         Preciso lembrar também que a vigilância não se trata apenas na área sexual. Um outro grande princípio bíblico que conhecemos está em Efésios 6, onde vemos que devemos aos nossos pais obediência e honra. Muitos pais abrem exceções no dia dos namorados. Alguns não deixam os filhos saírem sozinhos com namorado(a) mas abrem a exceção no dia dos namorados, outros dão uma tolerância maior no quesito horário de chegar em casa. Nesses casos e em vários outros que não citei é preciso lembrar que não podemos confundir liberdade com libertinagem, ou seja, devemos honrar e obedecer os nossos pais na presença ou na ausência deles.
         Por fim, deixo apenas um último conselho, agora voltado para área financeira. Não faça loucuras! É legal comprar um presente especial e sair pra jantar fora, mas tudo deve ser feito de acordo com a nossa capacidade. Em Romanos 13.8 diz que a única dívida que devemos ter é a de amar uns aos outros, e se tratando de namorados, isso não é problema, não é mesmo?

         Que Deus abençoe a sua vida afetiva e que o nome dEle seja glorificado em seu relacionamento!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...