sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Igreja: cai pra dentro ou deixa disso?

         Já vi muita gente frustrada ou decepcionada com e na igreja. Mas o que seria a igreja nesse caso? E porque as pessoas se frustram, se decepcionam nas igrejas? Qual deve ser a nossa atitude como membro da igreja ou como visitante? Peço ao Senhor que me dê graça e sabedoria no desenvolvimento desse texto, para que você leitor seja edificado.
         A bíblia usa a palavra igreja em 2 sentidos, igreja universal e igreja local. Igreja universal trata-se dos cristãos no modo geral, ou seja, todo aquele que crê que Jesus é o Senhor e Salvador. Igreja local trata-se das congregações, ou seja, os grupos de pessoas que se reúnem periodicamente para adorar e servir à Deus. Em um contexto ainda mais simples posso dizer que igreja não se trata de templo físico, mas sim de um grupo de pessoas com um objetivo em comum, servir à Deus.
         Se a igreja trata-se de pessoas com um objetivo em comum, porque as frustrações e decepções? Porque, na maioria das vezes, as pessoas vão à igreja objetivando encontrar Deus, mas chegando lá elas encontram pessoas, e isso dificulta bastante, pois, como qualquer outro relacionamento, os pontos em comum não anulam os pontos incomuns, ou seja, as diferenças em algum momento virão à tona no relacionamento entre os frequentantes da igreja. Então não foi em vão que Jesus disse que um dos dois mandamentos é amar o próximo como a nós mesmos. É muito fácil amar alguém que se parece com a gente, mas amar alguém diferente, que pensa, age e fala diferente é difícil, creio que, se fosse fácil isso não seria mandamento, dever, mas sim um direito. A bíblia ainda vai além, pois também fala que é impossível amar à Deus se não amarmos o nosso próximo, ou seja, é impossível seguir o primeiro mandamento, amar Deus acima de tudo e todos, sem seguir o segundo mandamento. Confirme isso em 1 Jo 4.20:
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a que não viu?”
         Quero deixar claro também que, amar ao próximo não se baseia em apenas amar os irmãos da igreja, afinal, os nossos próximos não estão todos na igreja, não é mesmo? Então, visando responder alguns questionamentos feitos no início do texto, posso afirmar:
- Como membros da igreja devemos procurar seguir o exemplo do cabeça da igreja, Jesus Cristo, buscando renovação de entendimento, através da bíblia, para que então o nosso caráter e a nossa conduta sejam transformados. Assim, experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade Deus (Rm 12.2).
- Como visitantes, devemos reconhecer as limitações humanas dos membros e líderes da igreja e focar no objetivo principal, Jesus. Tenha convicção que você nunca encontrará a igreja perfeita, mas procure obter vínculo, e, quem sabe até se tornar membro da igreja onde se sentir bem, feliz, acolhido.
         Que possamos ser igreja, não só no templo, mas, que onde pisarmos sejamos representantes da igreja do Senhor Jesus, que sejamos seus seguidores não só com palavras, mas principalmente com atitudes.
         Para concluir gostaria de ressaltar que não é a igreja que nos salva, veja o que diz o versículo 9 de Romanos 10:
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”
         Talvez você agora esteja falando, esse versículo não diz que devo frequentar uma igreja, então deixo também o versículo 25 de Hebreus 10:
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”
         Os filhos que amam seu pai, procuram se unir, para que o amor não só ao pai, mas também um ao outro, seja demonstrado através da união entre os irmãos. Da mesma forma, se amamos o Pai Celestial, e se amamos uns aos outros, é através da igreja quer iremos nos reunir para fazer o que fomos chamados, e que não há nada melhor, viver e anunciar o Amor de Deus.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...