terça-feira, 13 de novembro de 2012

Que tal medirmos a nossa espiritualidade?


            Seria possível medir a nossa espiritualidade? Pergunto isso levando em conta o relacionamento com Deus, a comunhão com Ele. Paulo diz em 1 Co 2:11 que pra se entender as coisas de Deus, é preciso ter o Espírito de Deus. Podemos então dizer que quanto mais próximo estamos do Espírito Santo, maior é a nossa espiritualidade para com Deus. Sendo assim, se temos nos relacionado com Ele de forma intensa, logo a nossa espiritualidade também será intensa, caso contrário, podemos dizer que o nosso nível de espiritualidade está deixando a desejar.
            Em outras palavras, teremos um alto nível de espiritualidade quando priorizarmos a alimentação do espírito ao invés da carne. Como assim? Em Gálatas 5, Paulo faz um paralelo sobre as obras do Espírito e as obras da carne. Ele reforça o texto mostrando que devemos crucificar a carne, para que o Espírito prevaleça, veja isso no versículo 16:
“Por isso, digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”
            O Pr Josué Gonçalves usa a seguinte ilustração pra esse texto:
“Existem 2 cachorros que lutam o tempo todo dentro de mim.  Um se chama carne e outro Espírito. A escolha do vencedor está na minha responsabilidade, pois vencerá aquele que eu alimentar.”
            Alimentar o espírito é sempre o objetivo de nós cristãos, porém, em muitos casos, as pessoas se enganam “tentando” fazer isso.
Existem pessoas que pensam que porque possui um ministério, ou porque colaboram na igreja de alguma forma, ou talvez porque são cristãos assíduos quanto aos cultos semanais estão muito bem com Deus. Pensam estar com a bola toda no quesito espiritualidade, mas sinto informar a alguns que as coisas não são bem assim. Ir na igreja, cumprir um ministério, muitas das vezes, não passa de pura religiosidade. Como assim? Quantas pessoas não se comportam como o crente camaleão (texto do post anterior)? Dentro da igreja é uma bênção, mas o mais importante, o testemunho fora dela não é o mesmo, ou seja, a identidade cristã só é utilizada dentro da igreja, e isso é muito errado.
            Paulo no versículo 25 de Gálatas 5 diz o seguinte:
“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”
            O que queria dizer Paulo? Que Deus se revela em nós não pelos dons, mas pelos aspectos do Fruto do Espírito. Ou seja, as pessoas não vêem Deus em nós porque vamos à igreja ou porque temos algum ministério ou dom, mas porque fazemos a diferença, e se fazemos a diferença é porque o Espírito está prevalecendo à carne, então todo mérito, honra e glória a Deus que nos faz instrumento em suas mãos.
            Busquemos então a cada dia sermos homens e mulheres espirituais para que as promessas do Senhor se cumpram em nossa vida, como diz o texto em 1 Co 2.9:
“Todavia, como está escrito: ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam’;”
            Se amarmos a Deus, logo obedeceremos, e se obedecermos logo buscaremos alimento espiritual, e se assim o fizermos veremos cumprir em nós o que Jesus disse em Mt 5.16:
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”
Que o Senhor te abençoe e te conduza a crescer espiritualmente!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Você tem deixado Ele com saudades?


            Um cântico do Diante do Trono chamado “Quero me apaixonar” fez sucesso alguns anos atrás e é lembrado e cantado até hoje. Pra quem não se lembra ou pra quem deseja relembrar esse belíssimo hino, segue a primeira estrofe:
Tenho saudades
Saudades de Ti
Minha vontade é
Voltar atrás, onde cai
E recomeçar tudo de novo
E nunca mais deixar
Meu coração se esfriar
Te quero
Preciso do Teu calor...”

            A música fala sobre relacionamento com Deus, sobre se aproximar, se apaixonar outra vez por Ele. Mas, será que essa paixão ficou pra trás? Pergunto isso pelo triste fato da correria do dia a dia, do ativismo estar tomando tanto espaço em nossas vidas que cansamos de deixar o nosso relacionamento com Deus em segundo plano.
            Já viu alguém que diz estar apaixonado ou diz amar alguém e não o procurar? Porém às vezes fazemos isso, dizemos uma coisa e fazemos outra. Declaramos em canções e em orações que queremos estar perto de Deus, mas o deixamos com saudades.
            Isso infelizmente tem acontecido na minha vida em alguns momentos, pois, em muitos desses momentos fiquei envergonhado em pensar coisas como:
- Já faz 4 dias que não pego na minha bíblia?
- Hoje não falei nem 5 minutos com Deus?
- Como pode o meu tempo ao facebook ser maior que o meu tempo de relacionamento com Deus esses dias?
- Estudei tanta coisa voltada ao profissional essa semana e praticamente nada voltado ao espiritual, como isso?
            Como disse o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos no capítulo 7, versículo 19:

“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.”

            Não que seja um mal assistir TV, navegar na internet, namorar ou sair com os amigos, mas existe um bem muito maior que é se relacionar com Deus, e isso não pode ser deixado em segundo plano. Pois, imagine se quando precisarmos dEle, Ele nos priorize como o temos priorizado?
            O Pr Lucinho Barreto nesse mês de novembro tem uma campanha que se chama #EuOrocomoLouco cujo objetivo é orar por 1 hora todos os dias, mas, eu quero ir mais além, quero me comprometer a fazer com que o meu tempo com Deus seja maior que o tempo que gasto com as redes sociais ou que o tempo que gasto assistindo “nada” na TV.Não quero mais deixar o meu Pai do céu com saudades. Quero me aproximar dEle com coisas como:

I- Ouvir o Senhor através da leitura da palavra diariamente e meditar nela dia e noite (Js 1.8);

II- Levar a Deus todas as minhas inquietações, além de agradecê-lo por tudo o que sou e tudo o que tenho pelo menos uma vez ao dia (Fp 4.6; Ef 5.20);

III- Louvar a Ele continuamente independente da situação (Sl 84.4).

IV- Não deixar de ir à igreja no meio de semana para assistir TV, navegar na internet ou coisas semelhantes.

            Não que essas coisas eu não as tenha feito, mas quero aumentar a dose e evitar descuidos, pois Ele merece muito mais de mim, afinal, eu nasci e vivo para servi-lo e adorá-lo.
            Venha você também se aproximar mais do Senhor, afinal, não há ninguém melhor para se ter um relacionamento íntimo e constante!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...